calendario 07/03/2019

As vantagens de usar óleo vegetal nas maquinas agrícolas


A comercialização e uso dos óleos de origem vegetal como combustível, foi aprovada pelo senado em 2010. Sendo assim, a partir desse ano o projeto de lei do Senado no 81, de 2008, do Senador Gilberto Goellner, reconhece as vantagens da utilização dos óleos de origem vegetal puro como combustível, possibilitando a redução no custo de produção agropecuário e o impacto ambiental. Sua livre comercialização tem resultados positivos, pois pode ser utilizado em diversos equipamentos como tratores, colheitadeiras, veículos, geradores de energia, motores, máquinas, e equipamentos automotores utilizados na extração, produção, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários, bem como no transporte rodoviário, ferroviário ou hidroviário de insumos e produtos agropecuários em geral.

Os óleos vegetais puros possuem inúmeras vantagens econômicas e para o meio ambiente. Entre elas está a facilidade de produção, inclusive, a Hybel utiliza esse combustível para substituir o diesel, por ser mais barato, eficiente e de baixo custo. Além disso, o óleo vegetal é biodegradável e não prejudica a natureza. Sua eficiência foi provada através de testes realizados, existindo motores adaptados que consomem até 20% menos óleo vegetal do que diesel mineral para fazer o mesmo percurso. A etapa de transesterificação é dispensada, diferentemente do biodiesel convencional, evitando-se a construção de uma usina para tal finalidade, por esse motivo o preço é mais acessível.

Para garantir a qualidade de seus Motores e Bombas Hidráulicas, a Hybel realiza um teste rápido e eficaz, priorizando o uso de óleo vegetal puro e biodegradável para fazer essas operações. Buscando sempre o meio que cause menos impacto para o meio ambiente e que garanta a extrema qualidade de todos os produtos. Ao longo dos seus 36 anos de história, a Hybel visa manter a sua eficiência, com menor impacto ambiental, por isso também investe em grandes tecnologias para atualizar o mercado.

É importante ressaltar a necessidade da redução dos custos de produção e de transporte de matéria prima agropecuária, por meio da utilização de óleo vegetal refinado, em substituição ao diesel. Os benefícios ambientais, decorrentes da redução da emissão de gases poluentes e causadores do efeito estufa também são indiscutíveis, esses quesitos levaram o projeto de lei do Senado no 81, de 2008 receber parecer favorável pela comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e também foi aprovado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

 

VOLTAR
hover categorias twitter youtube facebook pinterest linkedin