calendario 21/08/2018

Manutenção preventiva de máquinas agrícolas: saiba a importância!


Quantos dias no mês você tira um tempo para analisar o estado do seu maquinário? Você está sempre atento, prevendo possíveis erros, ou espera o veículo parar de funcionar e gasta um alto valor no conserto? Talvez esse seja o momento de começar a investir na manutenção preventiva!

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é essencial para garantir o desempenho e longa vida útil aos equipamentos agrícolas no campo. A técnica tem o objetivo de prevenir erros e falhas nas peças e componentes óleo-hidráulicos de diversos tipos de máquinas e equipamentos. Somente antecipando possíveis problemas é que você poderá planejar os reparos com calma e organizar suas finanças, fazendo orçamentos com três ou mais fornecedores, escolhendo a opção com o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Vantagens de realizar a manutenção preventiva

Existem muitas vantagens em realizar a manutenção preventiva de equipamentos agrícolas, como a redução dos riscos de quebra e a prevenção do envelhecimento e degeneração, tanto dos componentes óleo-hidráulicos quanto dos equipamentos em si. Além disso, com a manutenção preventiva não há necessidade de interromper as atividades do seu negócio. Ou seja, a técnica é a maneira mais eficiente das empresas manterem a qualidade dos seus equipamentos, sem precisar deixá-los parados.

Como e quando realizar a manutenção preventiva?

Em primeiro lugar, é importante ter um profissional qualificado e apto para resolver os possíveis problemas que aparecerão no decorrer das manutenções. A periodicidade dessas checagens depende de como e onde a máquina é utilizada e também das horas trabalhadas. Entretanto, a revisão deve ser realizada em todas as peças e componentes óleo-hidráulicos dos equipamentos agrícolas, como os filtros e nível do óleo dos motores e bombas hidráulicas, por exemplo. Se algum desses itens apresentarem desgaste, já se organize para realizar as devidas substituições.

Aproveite o momento da revisão para verificar também a calibragem e os sulcos dos pneus e também as suspensões, analisando se estão em bom estado e substituindo-os se houver necessidade. 

Ao realizar a manutenção preventiva, preocupe-se também em escolher componentes óleo-hidráulicos de qualidade, de marcas que já possuam reconhecimento no mercado – como a Hybel – e que sejam compatíveis com o maquinário utilizado no seu negócio. Se atentar a esses pontos ajuda no trabalho diário e na qualidade de médio e longo prazo do seu equipamento agrícola.

VOLTAR
hover categorias twitter youtube facebook pinterest linkedin