calendario 10/04/2019

05 fatos sobre as Direções Hidráulicas que você precisa saber!


Apesar de ser bastante utilizada pelos motoristas, muitos ainda possuem dúvidas sobre a direção hidráulica e a diferença entre ela e as direções manuais ou elétricas, por exemplo.

As direções hidráulicas consistem em um sistema composto por: a direção em si, bomba óleo-hidráulica, mangueira, reservatório, entre outros elementos. A tecnologia aplicada nesse tipo de produto permite que a condução dos veículos se dê de forma mais suave, reduzindo cerca de 80% o esforço do motorista na condução. Além disso, as direções permitem ao motorista ter maior controle sobre o equipamento, sendo uma solução positiva também no ponto de vista da segurança.

Para que a direção hidráulica funcione corretamente, é essencial o uso de uma bomba óleo-hidráulica no sistema. Esse tipo de produto auxilia na movimentação de líquidos (como óleos) para transportar energia no fluído. E é justamente por depender de uma bomba hidráulica para funcionar, que as direções hidráulicas ganharam esse nome.

Como podemos perceber, esses produtos garantem muitos benefícios tanto para os motoristas quanto para os veículos. Ficou curioso e quer conhecer um pouco mais sobre as direções hidráulicas? Então continue a leitura e descubra outros fatos importantes sobre a solução:

1. Baixo custo para manutenção

No geral, as direções hidráulicas exigem pouca manutenção. Entretanto, quando isso se faz necessário, os custos dos reparos são bem baixos. É uma ótima combinação, certo? Conforto e economia na hora da revisão.

2. Fique atento a barulhos

As Direções Hidráulicas são bastante silenciosas e funcionam sem fazer muito barulho. Ou seja, se você não ouvir o sistema funcionando, é sinal de que está tudo certo! Por isso, quando as direções começam a fazer barulho é sinal de que algo está errado e você deve ficar atento. Segundo especialistas, os ruídos que mais costumam aparecer no sistema são chiados agudos, que representam correias frouxas ou a vida útil comprometida do produto. Também pode ocorrer ruídos na bomba hidráulica, causados pelo presença de ar no sistema.

3. Cuidado com o peso da direção

Como já comentamos, veículos que possuem direção hidráulica possuem uma condução mais leve. Entretanto, quando acontece uma pane na bomba da direção, ela ficará automaticamente mais pesada, como se você estivesse conduzindo um veículo com direção manual. Caso isso aconteça, é necessário substituir a bomba da direção imediatamente.

4. Vazamentos precisam da sua atenção 

Quando acontecem vazamentos na direção hidráulica, é preciso substituir o anel de vedação do reservatório e limpar os conectores do motor elétrico. No entanto, é possível que aconteçam vazamentos internos que, se não forem percebidos a tempo, podem causar a queima do motor. Caso seja necessário trocar a bomba completamente, nossa dica é que você compre uma nova, pois peças usadas podem causar ainda mais problemas para o seu veículo. Lembre-se que as vezes o barato sai caro.

5. Como funciona a troca do óleo na direção hidráulica?

De acordo com especialistas, não existe um período exato para realizar a troca de óleo da direção hidráulica. Entretanto, você deve estar sempre atento ao nível do reservatório e também verificar se não existe nenhum vazamento. Caso você perceba que o nível do óleo baixou, basta completa-lo até o nível indicado.

Outro problema que pode acontecer é a oxidação do óleo. Nesse caso, basta utilizar um fluído sintético de qualidade para resolver.

Agora que você já sabe tudo sobre direção hidráulica, que tal adquirir essa solução para o seu negócio? A Hybel possui os modelos ideais para o seu tipo de veículo! Clique aqui e conheça agora.

VOLTAR
hover categorias twitter youtube facebook pinterest linkedin