calendario 04/07/2018

Válvulas direcionais: mais controle ao sistema hidráulico


Válvulas direcionais: mais controle ao sistema hidráulico

A Hybel é conhecida pela excelência na fabricação de motores e bombas hidráulicas. Para ampliar seu mix de produtos, a marca resolveu investir em alguns componentes também importantes para o sistema hidráulico. Um exemplo são as Válvulas Direcionais, que fazem parte do catálogo de componentes óleo-hidráulicos da Hybel. Esses produtos são um dos itens fundamentais em sistemas hidráulicos e pneumáticos, e têm como função permitir a vazão do fluído sob pressão por diferentes vias. O acionamento das Válvulas Direcionais Hybel acontecem de forma elétrica e, no caso de emergências ou defeitos na bobina elétrica, elas possuem a opção de acionamento manual.

As Válvulas Direcionais são constituídas dos seguintes componentes

  • Corpo principal construído em alumínio (Jean, confirmar informação)
  • Êmbolo (ou carretel), normalmente construído em aço (Jean, confirmar informação)
  • Molas, que podem ser montadas em uma ou nas duas extremidades do carretel. Elas são produzidas em aço e possuem a função de manter o êmbolo “neutro”, nos momentos em que a válvula não recebe nenhum comando.
  • Solenoides, alavancas e botões acionadores (dependendo do tipo de acionamento da válvula).

As Válvulas Direcionais da Hybel são uma categoria recente entre os nossos motores e bombas hidráulicas, e apresentam opções de 4/2 ou 4/3 vias. O número de vias é a quantidade de conexões de entrada de pressão e de utilização de escape que a válvula possui. Além disso, esses produtos podem ser montados individualmente em subplacas ou em sistemas manifold, que são conjuntos para movimentação de fluídos que une tubos ou canais, possuindo várias aberturas e conexões. No caso do sistema tipo manifold, há a possibilidade de montagem de várias eletroválvulas sob um mesmo bloco.

Detalhes do acionamento elétrico

O acionamento elétrico do carretel é a forma mais utilizada, pois possui uma construção simples e facilidade na obtenção de energia elétrica para estimular os solenoides. Nesse caso, a operação das Válvulas Direcionais são feitas através de sinais elétricos, resultantes de chaves fim de curso, pressostatos, temporizadores, etc. O acionamento elétrico é bastante usado quando a rapidez dos sinais de comando é um fator essencial, no caso de circuitos que são complicados e as distâncias são grandes entre o local emissor e o receptor.

VOLTAR
hover categorias twitter youtube facebook pinterest linkedin